skip to Main Content

OBJETIVO
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos. Trabalhando esses três eixos, conduziremos atividades de metodologias musicais onde discutiremos como esses métodos podem ser abordados em sala de aula até a pratica de atividades referentes a educação infantil até os anos iniciais, mostrando referencias de materiais educacionais musical até mesmo atividades que tragam o corpo e voz do aluno como instrumento musicalizador.
Teremos como meta propiciar aos participantes a aquisição de conhecimentos musicais por meio das informações sobre a Música, por meio de aulas teóricas e práticas, com utilização de dinâmicas e apresentações ao vivo. Serão trabalhados, ainda, os conhecimentos ligados a composição e ao contexto sócio-cultural na qual foi concebida, os instrumentos musicais utilizados na execução das obras, sua contextualização, e demais aspectos pertinentes.

A partir desta oficina queremos desfazer o mito de que é difícil ensinar música para crianças sem ser músico. Não é complicado, só trabalhoso. Não se espera que o professor de música seja um músico, assim como não se imagina que o alfabetizador é um grande escritor. Pois a música não pode ficar restrita a eventos como festas e datas marcantes, mas deve ser uma prática diária que complementa o processo de aprendizagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Sensibilização Musical pelo Sistema Kodaly, um dos europeus que contribuiu para repensar as práticas de educação musical no início do século XX, mesmo que com caráter tradicional em certos aspectos, foi o húngaro Zoltán Kodály que privilegiou a aprendizagem musical através da montagem de corais para promover a educação de crianças e jovens. Aqui no Brasil, seu método inspirou a implantação do canto orfeônico, idealizada por Heitor Villa-Lobos.
O ensino é programado para ir do simples ao complexo em graus diversificados e se utiliza do “manossolfa”, ou seja, um sistema que alia sinais manuais às notas musicais.

WhatsApp chat